Você sabia que a mãe de João Marcos era uma grande apoiadora da igreja? A casa dela era um ponto de encontro para os apóstolos, um lugar de oração e comunhão. Em uma dessas visitas, João Marcos se sentiu tocado pelo Espírito Santo e decidiu acompanhar Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária.

Imagine a empolgação no coração dele! Ele sentia a graça de Deus e estava determinado a dedicar sua vida à obra do ministério evangélico. Mas, como muitos de nós, João Marcos não estava preparado para os sacrifícios que essa decisão traria. A viagem missionária não foi fácil. Ele enfrentou riscos, privações e perigos.

A medida que a missão avançava, seu desânimo crescia. Ele começou a temer a oposição e os desafios que cercavam os missionários pioneiros. E, por fim, não suportou mais. João Marcos voltou para Jerusalém, deixando Paulo e Barnabé seguirem sozinhos.

No entanto, essa não é uma história de fracasso. Barnabé, um homem de grande coração e discernimento, não desistiu de João Marcos. Ele via além da inexperiência e dos medos do jovem. Barnabé acreditava nas qualidades de João Marcos e na sua capacidade de se tornar um obreiro útil para Cristo. Com paciência, orientação e sob a bênção de Deus, João Marcos foi se fortalecendo.

Com o tempo, ele se tornou um valoroso obreiro do Evangelho. Sua vida nos ensina que, independentemente de nossas fraquezas ou falhas, Deus pode nos usar de maneira poderosa. Qualquer que seja a nossa vocação como cristãos, temos uma obra a fazer: tornar Cristo conhecido ao mundo.

Queridos ouvintes, a história de João Marcos é um convite para refletirmos sobre nossas próprias vidas. Quantas vezes nos sentimos desanimados ou pensamos em desistir diante das nossas fraquezas? João Marcos nos mostra que não devemos deixar que nossos fracassos nos definam. Deus nos dá novas oportunidades e, com sua graça, podemos nos levantar e seguir em frente.

Devemos usar nossas habilidades para a obra de Deus. Nosso objetivo principal é converter pessoas para Cristo, não condenar ou denunciar, mas atrair. Como seguidores de Cristo, reconhecemos a grande salvação que Ele efetuou por nós e, por isso, estamos dispostos a carregar qualquer fardo que Ele nos coloque.

Se você tem sentido o peso das dificuldades e está pensando em desistir, do seu relacionamento com Deus e da obra missionária lembre-se de João Marcos. Deus tem um plano para sua vida, e Ele pode transformar suas fraquezas em força. Comece por você, em sua família, em sua vizinhança, entre seus amigos. Desenvolva suas capacidades e confie que Deus está com você, guiando cada passo.

Senhor, agradeço por me mostrar através da vida de João Marcos que Tu és um Deus que me ajuda a superar meus medos e falhas, aperfeiçoa minha vida para Tua glória. Me dê a coragem e a fé necessárias para seguir em frente, confiando que Tu estás sempre ao meu lado. Em nome de Jesus, amém.