Jesus começou seu ensinamento dizendo: “Chegou a hora, o Reino de Deus está perto! Arrependam-se e creiam no Evangelho.”

Jesus falou sobre um tempo especial que já havia sido previsto, através de uma profecia antiga no livro de Daniel 9:24-27. Essa profecia falava sobre 70 semanas, que não são semanas normais, cada semana da profecia representa um ano. Ela começou desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, isso ocorreu com um decreto dado em 454 a.C. pelo rei Artaxerxes que fez previsões para a restauração da completa autoridade civil, judicial e religiosa.

Após 7 semanas, ou melhor, 49 anos, Jerusalém teria seus muros reconstruídos. Depois, com mais 62 semanas, ou seja, 434 anos se passariam até que o Messias fosse ungido. E isso aconteceu exatamente quando Jesus foi batizado e começou seu ministério.

Jesus está constantemente envolvido com os Judeus, esse povo só teria mais 7 anos de oportunidade para se arrependerem ou deixaram de ser a nação escolhida caso não se arrependam de seus pecados. A Palavra de Deus diz: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. (João 1:11-12).

Na metade da última semana, que se refere a metade dos últimos 7 anos dessa profecia, o sacrifício do Cordeiro seria interrompido. Isso aconteceu quando Jesus foi crucificado, porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. “Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.”

A crucificação de Jesus levou ao fim dos sacrifícios no santuário e Jesus passa a cumprir o papel de Rei e Sacerdote em que não é mais necssário um sacerdote terreno para intermediar entre Deus e os homens. No entanto, os sacerdotes eram da tribo de Levi e os reis da tribo de Judá. Como Jesus poderia ser Rei e Sacerdote ao mesmo tempo? A Bíblia explica que Jesus é Rei pertencente a tribo de Judá e Sacerdote da ordem de Melquisedeque, como está escrito no Salmo 110:4.

No final da última semana profética, que seriam 3 anos e meio depois da crucificação de Jesus um último apelo de Deus ao Judeus foi dado por Estevão no ano 34 d.C, ele pregou para os Judeus a mensagem de que eles haviam matado o autor da vida, que eles haviam sacrificado o Messias e que eles precisavam se arrepender. “Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.” (Atos 7:57-58)

Quando foi concluída o tempo da profecia de 70 semanas, que somam 490 anos e a mensagem do evangelho começou a chegar aos gentios. Os judeus não aceitaram que Jesus fosse o Messias e seguiram o esperando pois ocorreria antes da destruição do templo. Até que o templo foi destruído sem que o seu Messias voltasse e os Judeus até desencorajam o estudo das profecias de Daniel no Talmude.

A mensagem de Jesus nos chama a entender profundamente a verdade. A Bíblia não é um livro apenas para ler, mas para estudar com atenção. Reserve um tempo diário para estudar e refletir nas Escrituras, pedindo ao Espírito Santo que o guie na compreensão. E lembre-se: não basta só saber, é importante agir conforme o Espírito Santo nos guia, em nossas palavras e ações. Devemos estar prontos para mostrar a verdade de Jesus em tudo o que fazemos.

Avalie sua vida e confesse a Deus qualquer pecado ou atitude que precise mudar, arrependendo-se sinceramente e buscando renovação. Mantenha uma vida de oração ativa, buscando uma conexão mais profunda com Deus e intercedendo pelos outros. Seja um exemplo de compaixão e justiça em sua comunidade.

“Deus, obrigado pela Tua Palavra e pelo sacrifício de Jesus, que abriu o caminho para o Teu Reino. Me ajuda a entender as profecias e a viver de acordo com a Tua vontade. Me dá um coração arrependido e cheio de fé, para que eu possa refletir a luz de Cristo em todas as áreas da minha vida. Que eu possa ser um instrumento do Teu amor e verdade, guiado pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.