Enquanto Jesus caminhava à beira do mar da Galileia, Ele viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus se aproximou deles e disse: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens.” Imediatamente, Simão e André deixaram suas redes e seguiram Jesus.
Caminhando um pouco mais adiante, Jesus viu Tiago e João, também pescadores. Eles estavam no barco, consertando as redes. Jesus os chamou, e, sem hesitar seguiram Jesus.
Jesus fez um convite direto e pessoal para uma mudança radical de vida. Não era só para largar o trabalho de pescador, mas para adotar um novo propósito de vida. Ele não estava preocupado com o ambiente de onde cada um vinha, mas sim com a disposição de cada um em seguir Seus passos.
Esses homens, ao ouvirem o chamado de Jesus, reconheceram uma oportunidade de participar de algo maior do que suas vidas comuns de pescadores. Eles deixaram suas redes e barcos, suas seguranças e tradições, para seguir Jesus e aprender a “pescar” pessoas, trazendo-as para a mensagem de salvação e esperança. O encontro em João 1:29-42, onde João Batista apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus, havia preparado seus corações para este momento decisivo de compromisso.
O autor do Evangelho queria nos mostrar que o Reino de Deus está aberto para todos. Não importa de onde você vem ou qual é sua história, Deus pode te usar para grandes coisas. Isso é incrível, não é? Saber que não precisamos ser perfeitos ou ter tudo resolvido para sermos usados por Deus.
Jesus estava ensinando que o mais importante no ministério não é de onde você vem, mas a sua decisão de ter um relacionamento com Ele e a vontade de seguir Seus caminhos. Ele pode transformar qualquer um de nós em poderosos instrumentos para realizar Sua obra porque Deus usa pessoas comuns para fazer coisas extraordinárias. O chamado de Jesus é para todos que dizem “sim” que com fé e obediência será aperfeiçoado.
Para colocar isso em prática, podemos começar refletindo sobre como podemos responder ao chamado de Jesus no nosso dia a dia. Podemos nos envolver em serviços simples, que não exigem grandes qualificações e também aceite oportunidades para desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo.
Se te falta prática para falar com as pessoas, passe meses servindo na recepção de sua igreja. Se você quer desenvolver uma comunicação simples de forma que qualquer pessoa seja capaz de entender, ensine a Bíblia para crianças. Se você quer ter a sensibilidade de levar a Palavra de Deus para pessoas que ainda não aceitaram Jesus como seu Salvador, faça parte de projetos sociais da sua igreja. E, acima de tudo, dedique tempo para estudar a Bíblia.
“Senhor, obrigado por nos lembrar que Seu chamado é para todos nós, independentemente de nossas habilidades ou posição. Me ajuda a ouvir Sua voz e a estar disposto a seguir e servir. Que eu possa ser um instrumento em Suas mãos e refletir Seu amor e poder em minha vida. Em nome de Jesus, amém.”
Subscribe to our email newsletter to get the latest posts delivered right to your email.
Comentários